O que é a Ventosaterapia? Conheça os benefícios dessa técnica
A Ventosaterapia é um tratamento com copos “cups” que produzem vácuo quando contraídos na pele. O vácuo criado pela ventosa na pele promove sua sucção. É desta forma que os tecidos musculares são liberados e a circulação sanguínea melhorada.
Como a ventosa funciona?
A ventosa funciona quando os tecidos são liberados pelo vácuo, assim o sangue passa a ser mais oxigenado e os tecidos são nutridos pelo O2. Esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.
Significado da cor da ventosa
É comum vermos as marcas da ventosa, elas são visíveis e saem depois de uma semana de aplicação. Por isso a aplicação da ventosa é recorrente, ou seja, o terapeuta aplica a ventosa a cada semana até as marcas irem clareando.
A reação pigmentada da pele é relacionada com a falta de oxigenação do sangue e acúmulo de toxinas na pele. Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).
Ventosa com sangria
A Ventosaterapia pertence a acupuntura, portanto faz parte da medicina oriental chinesa. A acupuntura pode ser associada a Ventosaterapia através das aplicações de sangria por exemplo.
A sangria quando combinada com ventosa consiste na retirada do sangue do corpo, é uma técnica invasiva. Indicada somente para pessoas que possuem um fluxo normal de sangue (sem problemas de coagulação). A sangria consiste em agulhamentos que perfuram vasos sanguíneos, capilares, veias e pele. Através da perfuração o sangue é extraindo do corpo. A área mais comum para aplicar sangria são:
- Costas
- Face
- Braços e Pernas
- Cabeça
Mas por que fazer ventosa com sangria?
A ventosa com a sangria estimula a circulação do sangue e restabelece os canais energéticos do paciente. Como duas técnicas da medicina oriental, é preciso que o terapeuta conheça os canais energéticos da bioenergia (Tchi) e canais do sangue (Xue).
Quando estes dois canais são trabalhados na ventosa com a sangria, eliminamos o processo de estagnação do corpo e acalmamos o fígado. Apesar da combinação dessas técnicas trazerem bons resultados, a sangria é pouco praticada nas clínicas por causa do trabalho com sangue e a limpeza dessa liberação desse sangue. Uma questão de higiene e proteção!
Qual o local de aplicação da ventosa?
A Ventosaterapia é uma técnica de fácil aplicação, na China por exemplo: todas as famílias têm em casa pelo menos um kit de ventosa e um kit de agulhas sistêmicas da acupuntura. Apesar da facilidade de aplicação da ventosa, que consiste em bombar os copos de 2 a 5 vezes.
Esses copos não devem ser colocados aleatoriamente no corpo do paciente. Por exemplo: o fisioterapeuta coloca a ventosa onde o paciente sente dor, mas não deveria! Pois ventosa é aplicada na região posterior para refletir os órgãos, assim como na acupuntura.
Veja na imagem que cada local reflete um órgão. O fisioterapeuta e acupunturista deve ter isso em mente quando aplicar a ventosa:
É por isso que a Ventosaterapia, não é um tratamento para liberação da tensão muscular somente! Essa imagem ficou associada, por exemplo nas olimpíadas de Pequim, quando os nadadores americanos iam para as provas com as marcas de ventosa. Na época ninguém entendia o que era.
Mas você já pensou que Pequim na China era o local perfeito para aplicar a ventosa? A quem diga que foi puro marketing para promover a técnica pelo mundo. Mas como falamos, os copos são aplicados no corpo para refletir os órgãos, esse é objetivo na medicina tradicional chinesa. Mas foi possível ocidentalizar a ventosa no mundo e tornar a técnica muito mais conhecida.
Quais os benefícios da ventosa?
- Relaxar os músculos
- Eliminar a tensão muscular
- Estimular os pontos da acupuntura
- Melhorar a oxigenação dos tecidos
- Regular o PH
- Trazer a sensação de bem-estar e relaxamento ao paciente
Na Fisioterapia a técnica da ventosa é associada para liberar as tensões na coluna, principalmente na lombar. Como técnica que favorece a liberação da musculatura é facilmente encaixada nas áreas de Ortopedia e Fisioterapia Desportiva.
No Brasil a técnica pode ser praticada somente por profissionais certificados. Se você tem interesse em utilizar a Ventosaterapia na sua clínica ou consultório, procure por instituições credenciadas e faça a qualificação e certificação adequada.
A técnica da Ventosaterpia ainda é pouco utilizada no Brasil e o mercado deve se desenvolver muito, buscando pelo método, já que a aplicação é relativamente simples e os benefícios são inúmeros.
Artigo originalmente publicado em: www.cliquefisio.com/2019/07/ventosa.html.
12 comentários
ago st, 2020 6:07 PM Responder
Dou profissional de Educação Física e trabalho com a acupuntura e Ventosaterapia nós Esportes. Gostei muito das explicações.Quero ficar em contato com vcs.
ago st, 2020 8:07 PM Responder
Assim como a ventosaterapia tem suas aplicações com bons resultados, é muito importante a qualificação para aplicação correta, devido a muitos cuidados a serem tomados com restrições a diversos tipos de patologias
nov nd, 2020 8:54 PM Responder
Tenho interesse
nov th, 2020 8:53 AM Responder
O conteúdo me foi muito útil, aumentou meus conhecimentos acerca do assunto. Sou aluna do curso de fisioterapia
dez th, 2020 9:55 PM Responder
Hoje fiz a ventosaterapia com uma amiga fisioterapeuta e amei. Estava tão tensa que varias marcas roxas ficaram em meu corpo. Vou adquirir essa terapia sempre que possível.
dez th, 2020 1:20 PM Responder
A ventosa e a sangria são extremamente benéficas, mas aplicadas por um profissional que passou por treinamento. Há a higiene, a localização correta, a interpretação dos sintomas e ainda a análise das contraindicações (poucas). A Medicina Tradicional Oriental traz muitas ferramentas para o atendimento.
jan th, 2021 8:44 PM Responder
A Ventosaterapia, quando uma dos copos ficar muito roxo, faz um hematoma no local. Na formação do hematoma, existe um sangramento local com extravasamento do sangue para os TECIDOS(SUBCUTANEO/MUSCULAR). Na teoria do Dr LUIZ MOURA, que foi um AutoHematologista tradicional no passado, usava esse mecanismo fisiológico para aumentar o estimulo imunologico de 5% para 22% do organismo se transformando em potente produtor de MACRÓFAGOS TECIDUAIS, capazes de combate GERMES, INCLUSIVE VIRUS, durante 5 dias, emquanto existisse sangue fora do vaso sanguineo(hematoma). Como as Vacinas demorarão para proteger a população em geral, não seria possível se usar as VENTOSAS, dessa forma, para proteger jovens com doenças e até mesmo crianças maiores, até que elas entrem na fila de prioridades para vacinação. Os Fisioterapeutas e outros profissionais que usam VENTOSAS E ACUNPUNTURA, ainda não conhecem esse mecanismo cientifico que NÃO É PROIBIDO, como a autohemoterapia e estão na linha de frente de hospitais e clinicas para ajudarem os pacientes internados/tratados de COVID19.
fev th, 2021 11:25 AM Responder
Ventosa com sangria não deve ser feita com ventosas de acrílico, como mostra nesta foto, a não ser que sejam descartadas! Sangria apenas com ventosas de vidro, e serem higienizadas com água sanitária e álcool 70. Biossegurança, gente!
fev th, 2021 9:51 AM Responder
Olá Fernando, obrigado por sua contribuição! As imagens do artigo são ilustrativas. Permanecemos à disposição!
mar th, 2021 4:44 PM Responder
Milton Camillo, faço o tratamento de autohemoterapia a 13 anos. E fui vacinada semana passada.
Me orientaram a não receber outra vacina até a segunda dose. Não farei autohemoterapia por três meses, mas hoje apliquei ventosa. Ela substituirá bem as aplicações canceladas até Junho, correto?
jul th, 2021 3:32 PM Responder
[…] Agora que você já sabe tudo sobre o mercado e a atuação da Fisioterapia Esportiva, conheça alguns métodos que auxiliam no rendimento dos atletas, como por exemplo, o uso de ventosas. Veja mais sobre este assunto no artigo “O que é Ventosaterapia? Conheça os benefícios dessa técnica”. […]
abr nd, 2023 9:19 AM Responder
[…] Ver resposta completa […]