Glossário completo de Fisioterapia: termos e seus significados
A Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções funcionais de órgãos e sistemas. Para o desempenho da função é necessário conhecimento completo das estruturas e funções do corpo humano.
Além disso, a Fisioterapia possui inúmeras áreas de estudo e atuação, independentes e complementares entre si. Cada área da Fisioterapia possui técnicas distintas, utilizadas em diferentes métodos e formas de tratamento, abordando variadas patologias e envolvendo numerosos tipos de atividades e muitas partes diferentes do corpo humano.
Esse conjunto de áreas, técnicas, patologias, métodos, partes do corpo, tratamentos, etc. Possui uma infinidade de termos que representam e descrevem cada parte do complexo mundo da Fisioterapia.
Com o objetivo de organizar e facilitar o entendimento dos termos relacionados à Fisioterapia, organizamos um Glossário de Fisioterapia Completo com todos os termos que você precisa saber sobre a área.
Lista em ordem alfabética dos principais termos relacionados ao campo da Fisioterapia:
Letra A
Abdução
Movimento de abertura ou afastamento de um membro, ou de um segmento do corpo, em relação a seu eixo.
Abscesso
Coleção de pus externa ou internamente.
Absorção
Penetração do líquido pela pele ou mucosa.
Abordagens Craniossacrais e Miofasciais
Métodos de trabalho corporal que agem tanto de maneira reflexa como mecânica com a rede fascial do corpo.
Abordagens Energéticas
Métodos de trabalho corporal que funcionam com respostas sutis do corpo.
Abordagens Estruturais e de Integração Postural
Métodos de trabalho corporal, derivados da biomecânica do alinhamento postural e da importância das estruturas do tecido conectivo.
Abordagens Integradas
Métodos combinados de várias formas de massagem e estilos de trabalho corporal.
Abordagens Miofasciais
Estilos de trabalho corporal que afetam os tecidos conectivos, muitas vezes chamados de massagem de tecido profundo, manipulação de tecido mole ou liberação miofascial.
Abordagens Neuromusculares
Métodos de trabalho corporal que influenciam as respostas reflexas do sistema nervoso e sua conexão com a função muscular.
Abordagens Orientais
Métodos de trabalho corporal que se desenvolveram a partir de antigas técnicas chinesas.
Acantose nigricans
Manchas escuras que aparecem geralmente no pescoço, axila e virilha. Podem ser desencadeada devido ao sobrepeso ou outras doenças.
Acatisia
Tremor muscular, agitação e incapacidade de ficar sentado ou parado.
Acetilcolina
Neurotransmissor mais abundante nas junções neuromusculares, nos gânglios autonômicos, nas junções efetoras parassimpáticas, em algumas junções efetoras simpáticas e em muitas regiões no sistema nervoso central.
Acinésia
Impossibilidade de movimentos voluntários, paralisia.
Acromioplastia
Raspagem de parte do acrômio, osso que forma o espaço onde os tendões do ombro estão localizados.
Acroparestesia
Dor aguda nas extremidades, caracterizada por ataques de formigação, entorpecimento e rigidez.
Acupuntura
A Acupuntura é uma forma de tratamento milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos.
Adução
Mover para o centro ou para a linha mediana.
Aeróbia
Descreve um processo bioquímico que necessita ou que ocorre na presença de oxigênio gasoso.
Afagia
Pode ser definida como dificuldade de deglutição. Caracteriza-se por ser um sintoma comum de diversas doenças. A sua causa está ligada com alterações neurológicas como o acidente vascular cerebral, ou derrame, outras doenças neurológicas e/ou neuromusculares e também alterações locais obstrutivas, como as doenças tumorais do esôfago.
Afasia
A afasia é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos.
A principal causa da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC), que resulta em uma lesão cerebral. Deste modo, essa patologia provavelmente é a maior sequela ou limitação, do ponto de vista pessoal, social ou econômico, resultante de um dano cerebral.
Ageusia
O Ageusia é uma condição caracterizada por sintomas específicos, cujas causas podem ser múltiplas. O ageusia é a perda da sensibilidade gustativa, que é a incapacidade de perceber o sabor que as coisas possuem.
Algia
Dor em geral, em um órgão ou uma região do corpo, sem corresponder à lesão anatômica.
Alodínea
Alteração que intensifica a dor. Um toque que não seria doloroso, passa a causar dor.
Alongamento
Tensão mecânica aplicada para alongar a unidade miofascial (músculos e fáscias); os dois tipos são o alongamento longitudinal e o transversal.
Amiloidose
Grupo de doenças caracterizadas pelo acúmulo de proteínas ao redor dos vasos sanguíneos.
Amplitude de Movimento Ativo
Movimento de uma articulação pelo paciente sem qualquer tipo de assistência por parte do terapeuta de massagem.
Anasarca
A anasarca não é uma doença, mas um sintoma que pode acontecer no curso de várias doenças, caracterizado por um inchaço distribuído por todo corpo, devido ao acúmulo de fluido no espaço extracelular e no interior das próprias células.
Anastomose
Conexão entre duas partes do corpo, como nervos, órgãos e vasos sanguíneos. A formação pode ser feita de forma cirúrgica ou patológica.
Ancilose
Endurecimento ou soldadura de uma junta do corpo, que diminui ou impossibilita o movimento.
Andador
Equipamento auxiliar de locomoção que possui quatro pontos de apoio ao solo e suporte para apoio e impulsão com as mãos.
Angioma Cavernoso
Má formação cavernosa, localizada no encéfalo, medula espinhal e nervos cranianos, sendo essa uma doença relativamente rara.
Angiotensina
É um hormônio que causa vasoconstrição, e como consequência, um aumento da pressão de filtração e da filtração glomerular.
Ângulo Q
É o ângulo entre uma linha que se estende da espinha ilíaca ântero-superior até o centro da patela e uma que se estende do centro da patela até o centro da tuberosidade tibial.
Anosognosia
Caracteriza-se pela negação ou falta de consciência de possuir certa doença. O paciente pode ter dificuldade em realizar o tratamento, por acreditar não ter nenhuma doença.
APGAR
APGAR é uma escala feita no recém-nascido logo após o nascimento, para avaliação do estado geral e vitalidade da criança.
Aponeuroses
Fibra que substitui um tendão no músculo e serve para aderir o músculo ao osso.
Artrite
Inflamação das articulações, que causa dor e rigidez.
Artrogripose
Má formação das articulações de bebês. A doença causa limitação de movimento e diminuição da força muscular.
Artrose
A artrose se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas.
Astenia
A astenia corresponde ao termo médico que indica a fadiga física. Ela se caracteriza por uma fraqueza generalizada e prolongada do organismo, além de uma diminuição da potência funcional. Ao contrário de um cansaço normal, a astenia é um estado de exaustão que não ocorre após um esforço e não desaparece com o repouso.
Ataxia
Descoordenação patológica motora. Termo usado para descrever o movimento descoordenado, o qual pode influenciar os padrões de movimentos, a marcha e a postura.
Atrofia óptica
Alteração da função visual e palidez da papila (nervo óptico que se observa no fundo ocular). Esta atrofia pode ser total ou parcial e afetar o campo visual total ou parcialmente.
Autotopagnosia ou Somatotopagnosia
Distúrbio neurológico que incapacita a identificação das partes do corpo.
Avitaminose
As avitaminoses são uma família de doenças causadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo. Geralmente são devidas a uma alimentação incompleta, mas podem também surgir na sequência de outros problemas de saúde.
Algumas destas doenças, como o escorbuto (deficiência de vitamina C), provavelmente a primeira avitaminose conhecida, podem ser tratadas apenas com suplementos vitamínicos.
Letra B
Bainha Fascial
Uma folha fina de tecido conectivo usada para separação, estabilidade e pontos de ligação muscular.
Bandagem
Faixa, atadura, para envolver qualquer parte lesada.
Barognosia
Capacidade de distinguir pesos, testado mediante o uso de diferentes objetos e formas, e dimensões similares ou distintas.
Benigno
Que não ameaça a saúde nem a vida. Não maligno, como certos tumores, inócuo.
Biarticular
Biarticulares são aqueles músculos que atravessam várias articulações e criam cinética significativa nessas articulações. Os músculos do membro inferior são frequentemente empregados como exemplos anatômicos e objetos de pesquisa a respeito dos mecanismos de seu controle pela parte central do sistema nervoso e as resultantes ações articulares.
Biomecânica
Biomecânica diz respeito ao estudo das forças mecânicas que estão envolvidas nos movimentos do corpo humano, incluindo a interação entre os indivíduos e seu meio ambiente físico.
Biópsia
Extirpação de um fragmento de tecido vivo com finalidade diagnóstico.
Bipodal
Sobre os dois pés.
BIPAP
Suporte ventilatório por pressão utilizado em tratamento pulmonar ou respiratório, que facilita a inspiração.
Bradicinesia
Lentidão na execução dos movimentos voluntários, geralmente acomete pacientes com a doença de Parkinson.
Letra C
Cadeia Cinética Aberta
Exercícios em que a parte distal fica livre, se movimenta, ou seja, o ponto mais afastado do tronco. A mão é a parte distal do membro superior (braço).
Cadeia Cinética Fechada
Exercícios em que a parte distal (pés e mãos) permanecem fixos enquanto a parte proximal (coxas e braços), se movimentam.
Calafrio
Contrações involuntárias da musculatura esquelética com tremores e bater dos dentes.
Cefaléia
Dor de cabeça.
Choque
Síndrome que se manifesta com pele fria, queda de temperatura, cianose e morte.
Ciclo de Dor-Espasmo-Dor
Contração constante de músculos que causa isquemia e estimula os receptores de dor nos músculos. A dor, por sua vez, inicia mais espasmos.
Cinesiologia Aplicada
Métodos de avaliação e trabalho corporal que usa um tipo especializado de teste muscular e várias formas de massagem e trabalho corporal para procedimentos corretivos.
Cinesioterapia
Tratamento pelo movimento no sentido geral, através de mobilização ativa e passiva dos exercícios terapêuticos, com ou sem aparelhos, de terapia ocupacional e de todos os meios neurofisiológicos.
Cinestesia
Conjunto de sensações pelas quais são percebidos os movimentos musculares cujos estímulos provém do próprio organismo.
Contusão
A contusão é uma lesão sem fratura dos tecidos moles do corpo. Ela é gerada pelo impacto mecânico de um agente externo sobre uma parte do corpo. É comumente chamado de hematoma, “roxo” ou equimose. É uma doença geralmente benigna. No entanto, pode ser acompanhado por uma lesão subjacente.
Contração Concêntrica
Contração que causa o encurtamento do músculo e causa a aceleração do movimento.
Contração Excêntrica
A contração excêntrica causa o alongamento do músculo, fornecendo uma absorção ao choque (amortecimento).
Contração Isométrica
Exercício estático em que o músculo é capaz de realizar uma ação, conforme o estímulo desencadeado.
Contração Isotônica
É a contração que provoca um movimento articular, alterando o comprimento do músculo sem alterar a tensão máxima.
Contratura Isquêmica de VOLKMANN
Ocorre quando há a restrição do fluxo de sangue para o antebraço, aumentando o volume e danificando os nervos e músculos, podendo levar a deformidades no punho, mão e dedos.
Convalescença
É o período de transição depois de uma lesão ou doença, no qual se desenvolve a recuperação gradativa das forças e da saúde.
Convulsão
Contrações violentas involuntárias do músculo, agitação desordenada.
Coto
O coto é a parte do membro que permanece após uma amputação e, para uma boa cicatrização é importante ter alguns cuidados, como manter o coto sempre limpo e seco ou massagear o coto com creme hidratante.
Craniossinostoses
Caracterizada pelo fechamento precoce dos ossos do crânio do bebê, que pode gerar uma série de problemas: aumento da pressão intracraniana, problemas cardíacos, problemas respiratórios…
Cutâneo
Referente à pele.
Letra D
Debilidade
Estado de fraqueza ou falta de forças, podendo ser:
- Congênita: em recém-nascidos;
- Constitucional: devido a uma deficiência crônica do organismo que vem desde a infância;
- Mental: decorrente de uma deficiência de desenvolvimento da inteligência;
- Motora: caracterizada por distúrbios de movimentação.
Deformidade
Alteração na aparência de um segmento do corpo.
Degeneração
Mudar para um estado ou condição qualitativamente inferior. Consequência da alteração patológica da estrutura de uma célula, tecido ou órgão, com perda de suas características morfológicas e de suas funções.
Desmielinização
Termo usado para se referir aos desgastes ou danos causados na mielina, material que envolve e isola os nervos.
Difusão
Fenômeno de transporte de matéria em que um soluto é transportado devido aos movimentos das moléculas de um fluido.
Disdiacocinesia
Caracterizada pela incapacidade do paciente em realizar movimentos rápidos e alternados.
Dismetria
Falta de coordenação para posicionar um membro perfeitamente com relação a objetos. Redução da capacidade de avaliar a amplitude ou distância de um movimento.
Disestesia
Paciente sente uma dor anormal, caracterizada pela sensação dolorosa de queimação ou formigamento.
Disostose
Doença genética que causa a má formação dos ossos, principalmente, das clavículas.
DNA
Polímero desoxirribonucleico, material genético primário de todas as células.
Letra E
Eczema
Dermatite pápulo-vesicular que ocorre como reação a agentes endógenos e exógenos, caracterizada na fase aguda por eritema, edema associado com um exsudato seroso entre as células da epiderme e um infiltrado inflamatório na derme, exsudação e vesiculação, e encrostamento e descamação.
Eletrólitos
Condutor iônico, líquido, sólido ou pastoso, que ao ser dissolvido na água, forma uma solução que pode conduzir eletricidade.
Encurtar
Quando as fibras musculares diminuem em seu tamanho, isso ocorre quando há contração.
Enterocele
Quando ocorre um prolapso do órgão pélvico e o intestino delgado desce para a cavidade pélvica inferior.
Epicondilite Lateral do Cotovelo
Também é conhecida como “tendinite do tenista”, é a principal causa de dor no cotovelo. Pode ser causada por práticas esportivas que utilizam raquetes e tacos, e que necessita de um grande impulso da extensão do cotovelo.
Escala de BORG
Tabela para controlar a intensidade do esforço em um treino ou exercício.
Escala de Lawton
Escala para avaliar as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), que identifica a autonomia do idoso em realizar tarefas necessárias do cotidiano de forma independente.
Escápula Alada
A discinesia da escápula é uma alteração dos movimentos normais da escápula.
Estereognosia
Capacidade de reconhecer objetos através do tato.
Evolução
Demonstra o progresso positivo do paciente ao longo da intervenção fisioterapêutica. Na evolução são registrados os avanços do plano e da intervenção.
Exaustão
Fadiga muscular ou cardiopulmonar. É muito comum após um esforço físico maior que o normal porque os músculos não estão habituados e ficam cansados rapidamente, deixando-os sem força, mesmo para as atividades simples, como caminhar ou pegar em objetos.
Exercícios de Kegel
Conjunto de exercícios que visa o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.
Exoftalmia
Condição em que os olhos do paciente ficam mais salientes do que o normal, podendo atingir um ou os dois olhos.
Exsudato
Líquido proveniente de uma ferida.
Letra F
Fabela
Osso sesamóide localizado no músculo gastrocnémio; nas radiografias, às vezes é confundido com um fragmento ósseo ou um corpo estranho.
Fabulação
Simulação de sintomas ou enfermidades, com manifestações exageradas como se fossem verdadeiras.
Fadiga
Sensação de esgotamento muscular com diminuição da eficácia consequente a exercício físico ou mental intenso.
Falanges
Cada um dos ossos de cada segmento dos dedos da mão e do pé.
Fascículos Grácil e Cuneiforme
Fascículo grácil conduz os impulsos dos membros inferiores e da metade inferior do tronco, localizado em toda a extensão da medula. Já o fascículo cuneiforme conduz os impulsos dos membros superiores da metade superior do tronco, localizado somente na região torácica superior.
Feixe de His
Também chamado de fascículo atrioventricular, é um feixe de fibras do interior do músculo cardíaco do septo interventricular.
Fibrilas
Pequenas fibras rearranjadas.
Fibras Musculares do Tipo I
Fibras que se contraem com menos força e são mais lentas do que as demais.
Fibras Musculares do Tipo II
Suportam mais força do que as fibras do Tipo I e também fadigam muito mais rápido.
Fibras de Purkinje
São estruturas que auxiliam na propagação do estímulo elétrico do coração, estimulando o miocárdio de maneira sincronizada.
Fisiologia
Funcionamento dos sistemas corpóreo, como por exemplo de suas enzimas, da contração, de informações neurais.
Flexibilidade
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais esticarem sem danos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Fonoforese
Uso de ultrassom para incrementar a penetração de fármacos na pele.
Letra G
Grafestesia
Capacidade de reconhecer símbolos escritos na pele, por um objeto.
Guillain-Barré
Doença autoimune em que o sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, causando a inflamação dos nervos, fraqueza, formigamento nas pernas e nos braços, entre outros problemas.
Letra H
Homeostase
Processo sanguíneo fisiológico mantido em estado de equilíbrio dinâmico constante pelo organismo.
Heparinoterapia
Tratamento através da heparina, que é um fármaco (glicosaminoglicano sulfatado) do grupo dos anticoagulantes, usado no tratamento da trombose e outras doenças com coagulação sanguínea excessiva.
Hidroterapia
Tratamento pela água. Terapia através de agentes hídricos, tirando proveito da ação hidrostática, térmica antigravitária e estimulação mecânica.
Hipercapnia permissiva (HP)
Implica hipoventilação intencional e provoca hipercarbia e acidose respiratória e tem como objetivo de minimizar as pressões trans-alveolares.
Hiperestesia
Aumento da sensibilidade em determinado local.
Hiperpatia
Quando estímulos, mesmo que leves, provocam sensações desagradáveis descritas como dor ou queimação.
Hipoestesia
Redução da sensibilidade em determinado local.
Hipomimia
Redução da expressão facial.
Hipoplasia
Formação incompleta de uma estrutura ou órgão do corpo, que pode ocorrer por condições genéticas ou erros durante o desenvolvimento fetal.
Hipotrofia muscular
Redução do trofismo muscular. Estado ou processo de crescimento ou desenvolvimento subnormal de qualquer coisa.
Hipoxemia
Caracterizado pela baixa taxa de oxigênio no sangue (saturação).
Letra I
Idiopatia
Idiopatia é o termo que, em patologia médica ou na fisioterapia, é usado para indicar que determinado mal ou doença não possui causa certa ou conhecida.
Inapetência
Redução diminuição do apetite ou ímpeto pela ingestão de alimentos.
Incapacidade
Quando há qualquer inabilidade no corpo, limitando a função e diminuindo a qualidade de vida do indivíduo.
Inchaço
Espessamento dos tegumentos não acompanhado de sinal de inflamação e devido à infiltração difusa de serosidades no tecido subcutâneo.
Índice de BARTHEL
Escala para medir o desempenho nas atividades da vida diária.
Índice de Katz
Escala que avalia o grau de dependência do idoso baseado na necessidade de auxílio para exercer atividades básicas da vida diária.
Infecção
Contaminação ou invasão do corpo por um microrganismo parasita, principalmente, vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Provoca, ou pode provocar, direta ou indiretamente, uma doença.
Infiltração
Modificação patológica de um órgão ou tecido causada pela presença de produtos tais como líquidos orgânicos, líquidos injetados, gases ou outras substâncias orgânicas, ou minerais, bem como por células incomuns ou que não deveriam estar no local da infiltração.
Inflamação
Reação tecidual do organismo à qualquer agente agressor mecânico, físico ou químico.
Isométrico
Chama-se isometria a característica de contração muscular onde se tem um equilíbrio entre os músculos agonista e antagonista de um movimento (contração mantida), ou seja, existe contração muscular em dois ou mais sentidos de um articulação, mas não se nota um movimento decorrente das contrações, visto serem aplicadas forças iguais entre agonista e antagonista de um movimento.
Isquemia
Deficiência na irrigação de sangue em um órgão ou tecido devido à constrição ou obstrução de seus vasos sanguíneos
Letra L
Laceração
Ferida ou dilaceração irregular de tecido.
Laserterapia
Tratamento através do laser.
Lesão
Dano ou traumatismo desenvolvido em uma região ou órgão, através de uma pancada ou contusão.
Ligamento
Faixa ou lâmina de tecido conjuntivo fibroso, em geral de cor branca, que une um ou mais ossos, cartilagens ou outras estruturas anatômicas; ou que serve de apoio para fáscias ou músculos.
Letra M
Mal de POTT
Tipo de tuberculose extrapulmonar que afeta a coluna vertebral.
Marcha Talonante
Quando o indivíduo anda batendo os calcanhares com força no chão.
Massagem
Tratamento que consiste em submeter os tecidos e músculos a manipulações diversas para atenuar a dor e os espasmos, estimular a circulação muscular, favorecer a circulação de retorno e reabsorção de edemas, e produzir relaxamento muscular.
Massoterapia
Método manual de massagem da fisioterapia, associado a algum tipo de óleo, para o tratamento de dores musculares, de origem nervosa, ou circulatória.
Membrana celular
Componente que delimita todas as células vivas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular e o meio exterior (ou meio extracelular). A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias, que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior.
Mecânica muscular
Estudo das propriedades mecânicas do corpo, geradoras de força do músculo.
Microfisioterapia
A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que visa tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Capaz de identificar tecidos que perderam sua função e vitalidade normal após eventos agressores ao organismo.
Micrognatia
Caracteriza pessoas com mandíbulas menores que o normal.
Mobilidade
Refere-se a capacidade de movimento articular sem rigidez e risco de lesão.
Motor
Visão macrosmática da funcionalidade, ou seja, movimentos amplos, visão de tratamento fisioterapêutico.
Músculos Dinâmicos
São músculos que realizam o movimento de forma voluntária e consciente.
Músculos Estáticos
São músculos que impedem o desequilíbrio, tem função reflexa e inconsciente.
Letra N
Naturopatia
Terapia alternativa, não-convencional, reconhecida pela OMS como um sistema de tratamento que utiliza exclusivamente remédios naturais, exercícios, massagens e hidroterapia para tratar as doenças.
Necrose
Processo patológico causado pela ação degradativa progressiva de enzimas, geralmente associado com trauma celular severo. É caracterizada por inchaço mitocondrial, floculação nuclear, lise celular descontrolada e, por fim, morte celular.
Neurônio superior
Quando se refere ao Sistema Nervoso Central.
Neuropatia
Estado anormal, em geral, degenerativo, que afeta o sistema nervoso.
Neuroplasticidade
Capacidade de células vizinhas tomarem a função de outras inativas ou quando são mortas por meio do tratamento, como treinamento funcional.
Nociceptores
São receptores ativados em situações em que há lesões de tecido, causando dor. São terminações nervosas livres.
Nódulo
Pequeno aglomerado de células, perceptíveis à palpação e de forma nodular e circunscrita. Nódulo é diminutivo de nodo.
Nômina anatômica
Denominação de estruturas do corpo.
Letra O
Obesidade
Estado caracterizado pelo excesso de massa adiposa no organismo, que se caracteriza por peso superior ao “normal”, para idade, sexo e altura, em mais de 25%.
Opistótono
Devido a um estado tetânico ocorrem espasmos nos músculos exteriores da coluna vertebral ocasionando uma hiperextensão.
Órtese
Todo dispositivo ou aparelho ortopédico usado para suportar, alinhar, prevenir ou corrigir deformidade ou para melhorar funções de partes móveis do corpo.
Osteomuscular
Porção ampla do corpo humano, osso + músculo.
Letra P
Palestesia
Capacidade de perceber a presença de vibração.
Paliativo
Tratamento realizado sem remover a causa da doença, melhora o quadro sintomático, atenuando ou suprimindo os principais sintomas.
Papiloma
Tumor benigno epitelial circunscrito que se projeta da superfície circundante; mais precisamente, uma neoplasia benigna epitelial que consiste em projeções arborescentes de estroma fibrovascular recobertas por células neoplásicas.
Paralisia
Diminuição ou extinção da motricidade, em uma ou mais partes do corpo, devida à lesão dos centros nervosos ou das vias motoras, devido a lesões do sistema muscular ou perda completa da força muscular.
Paraplegia
Paralisia completa da metade inferior do corpo, geralmente em consequência de lesão de medula espinhal. A lesão pode ocorrer desde o primeiro nível torácico. Também refere-se à paralisia parcial ou completa de todo o tronco (ou parte dele) e de ambos os membros inferiores, a partir de lesões da medula espinhal torácica ou lombar.
Paralisia de Erb-Duchenne
Paralisia neonatal que ocorre com frequência e causa a paralisia do membro superior no momento do parto.
Parestesia
Parestesias são sensações cutâneas subjetivas, por exemplo, frio, calor, formigamento, pressão etc., vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Podem ocorrer caso algum nervo sensorial seja afetado, seja por contato ou pelo rompimento das terminações nervosas.
Passivo
Exercício feito de forma não voluntária, quando não há força ou cognição suficiente para que o paciente o faça, neste caso outra pessoa induz ao movimento através da sua força.
Pata de ganso
Causa mais comum de tendinite no joelho que ocorre uma inflamação dos tendões da face medial da articulação.
Patologia
A patologia é um ramo da ciência médica primeiramente a respeito da causa, da origem e da natureza da doença.
Perfusão
Captação de O2 pelos alvéolos e tecidos corporais.
Pericardite
Caracterizada por ser uma inflamação do pericárdio, membrana que envolve e protege o coração.
Planos
Estes orientam a localização de estruturas do nosso corpo e como referência de nossa posição.
Plasmaferese
Método em que todo o sangue é removido do corpo do paciente, para filtrar e retirar substâncias em excesso do plasma, como proteínas, enzinas ou anticorpos. Em seguida, o sangue é devolvido sem as substâncias que estão causando a doença.
Plexo braquial
Conjunto de nervos que partem da medula espinhal. Suas raízes, que saem dos forames intervertebrais, são cinco: C5, C6, C7, C8 e T1.
Pneumotórax
Acumulação de ar ou gás no espaço pleural, que pode ocorrer espontaneamente ou como resultado de trauma ou um processo patológico, ou ser introduzido deliberadamente.
Postura
Porte; atitude do corpo; procedimento que sustenta o corpo.
Prognóstico
O que se espera do tratamento, ou da patologia após um determinado período.
Propriocepção
A capacidade de lucidez em tempo e espaço, de saber onde está e onde está sendo tocado no corpo.
Propedêutica
Conjunto de técnicos e ciências de estudos para chegar-se ao diagnóstico do paciente.
Protrusão
Algum tipo de movimento ou deslocamento.
Letra Q
Quedas
Correspondem a importante causa de morte, em idosos. Condições predisponentes são: redução da acuidade visual e auditiva, disfunção vestibular, neuropatias periféricas, distúrbios músculo-esqueléticos, hipotensão postural e uso de medicamentos antidepressivos, sedativos, vasodilatadores. Fatores de risco do ambiente também contribuem para a ocorrência, como: degraus e escadas mal iluminadas, falta de corrimão em toda a extensão das escadas, interruptores de luz de difícil acesso para os idosos, banheiras e chuveiros sem barras de apoio, pisos escorregadios e tapetes que deslizam facilmente.
Quiropraxia
Técnica de manuseio usada basicamente para corrigir desarranjos da coluna vertebral (pequenos braços de alavanca). Os quiropatas mais ortodoxos consideram que tal técnica só merece esse nome se empregado à primeira e segunda vértebras cervicais.
Letra R
Radiações
Emissão e propagação de energia através da matéria ou do espaço, por meio de perturbações eletromagnéticas que apresentam duplo comportamento: como onda e como partículas: neste caso as partículas são conhecidas como fótons.
Radial
Osso do antebraço (rádio) ou a qualquer raio; que se estende em diversas direções a partir de um ponto central.
Radiografia
Imagem fotográfica produzida pela passagem de raios X através do corpo, que permite avaliar danos e lesões no corpo.
Radioterapia
Tratamento de uma doença mediante qualquer substância radioativa ou energia radiante.
Reabilitação
Recuperação do estado de saúde crítico ou debilitado do paciente. Consiste em um conjunto de medidas adotadas para permitir a um deficiente físico ou mental adquirir ou recuperar a capacidade anteriormente existente, no âmbito pessoal e profissional.
Rigidez
Elevação do tônus muscular; o músculo torna-se mais resistente ao movimento passivo. A resistência é sentida de maneira uniforme e constante (rigidez de cano de chumbo), ou com arrancos convulsos (rigidez de roda denteada). “Endurecimento” ou hipertonia muscular.
Rizartrose
Artrose da raiz de um dedo da mão, de um dedo do pé ou de um membro.
Letra S
Sarcopenia
É a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento.
Sinal comparado
Comparação de antes e depois do paciente realizar o tratamento fisioterapêutico, serve tanto para o fisioterapeuta na validação do seu plano de tratamento executado, como também para demonstrar o resultado para um paciente.
Sinal de CHVOSTEK
Presença de espasmos faciais em resposta a um discreto toque sobre o nervo facial.
Sinal de HOMANS
Dor na massa muscular da panturrilha.
Sinal de Hoover
Quando o abdômen se desloca para fora enquanto o tórax se movimenta para dentro durante a inspiração.
Sinal de LHERMITTE
Sensação de choques que percorrem a coluna cervical e dorsal.
Sinal de ROMBERG
Avaliação clínica que revela alterações no equilíbrio estático do paciente.
Sinal de Tinel
Provocado pela percussão suave do dedo ou percussão com o martelo ao longo do curso de um nervo lesado.
Sinapse
Conexão entre um neurônio e outro ao passar uma informação e devolver outra, encontramos sinapse também quando se diz respeito a hormônios ou neurotransmissores.
Síndrome
Conjunto de sintomatologia, que se caracteriza por sinais e sintomas observáveis em vários processos patológicos diferentes e sem causa específica.
Siringomielia
Caracteriza-se pela formação de cavidades na espinha dorsal, com acúmulo de líquido e progressivo dano à medula espinhal.
Sepse
Complicação potencialmente fatal de uma infecção generalizada.
Somestesia
Capacidade de receber informações/sensibilidade sobre as diferentes partes do corpo.
Letra T
Tabes Dorsal
Lenta degeneração de neurônios que carregam informação sensorial para o cérebro.
Telangiectasias
Dilatação permanente de vasos sanguíneos preexistentes (capilares, arteríolas, vênulas), criando pequenas lesões vermelhas focais, usualmente na pele ou membranas mucosas.
Tendão
Tecido fibroso pelo qual um músculo se prende a um osso. Robusto cordão ou faixa de tecido conjuntivo denso, de cor branca, que une um músculo a uma outra estrutura anatômica, transmitindo a esta a força exercida pelo músculo.
Tender Point
Ponto sensitivo da algia (dor) produzida pela contração crônica de um determinado músculo (expressão inglesa).
Tendinite
Cicatrização ou depósito de cálcio no tendão. Consiste em qualquer lesão geradora de uma resposta inflamatória dentro da substância do tendão.
Tensão
Força aplicada no sistema musculoso / esquelético a fim de tracionar, alongar e estreitar ossos, músculos e tendões, e descomprimir superfícies articulares. Carga interna gerada por forças atuantes em direções opostas, resultando numa tendência para o alongamento.
Termorreceptores
Receptores sensoriais que captam estímulos térmicos.
Teste de ELY
Teste para identificar a presença de encurtamento da parte retofemoral do quadríceps.
Teste de Speed
Teste para diagnosticar a tendinite bicipital.
Teste de Phalen
Teste para diagnosticar a síndrome do túnel do carpo.
Transudato
Líquido não proveniente de inflamação, pobre em proteínas e com baixa capacidade de regeneração.
Tríade Parkinsoniana
Rigidez muscular, tremor de repouso e bradicinesia.
Tricoanestesia
Capacidade de perceber estímulos nos cabelos.
Trofismo
Perda de contração muscular de força, ou diminuição desta.
TTO
Tratamento.
Letra U
Unipodal
Sobre um pé.
Letra V
Varizes
Veias torcidas e dilatadas, que aparecem principalmente nas pernas e nos pés.
Vasomotor
Vaso que produz modificações vasculares, mediante a ação dos nervos sobre os músculos da parede vascular.
Esperamos que esse glossário de fisioterapia possa contribuir para ampliar seu conhecimento e entendimento dos termos que fazem parte desta área.
Se você percebeu a ausência de algum termo, por favor compartilhe nos comentários, informando sua descrição e demais informações relevantes.
3 comentários
nov th, 2020 10:51 PM Responder
Não tem prótese transfemoral
fev th, 2021 5:36 PM Responder
Perfeito
Obrigada pela disposição em ajudar os colegas <3
maio th, 2022 11:38 AM Responder
[…] Glossário completo de Fisioterapia: termos e seus significados […]