Fisioterapeuta, como construir uma boa presença online
Não é necessário abordar o quanto a tecnologia está presente em nosso dia a dia, através da internet, smartphones e redes sociais. No Brasil, pesquisas apontam que 59,1% da população tem acesso à internet, destes 89% com acesso via telefone celular. Somente o Facebook possui mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo que 85% acessam diariamente a plataforma.
Ao mesmo tempo que a relevância da internet cresce continuamente, boa parte das empresas e profissionais ainda não explora o potencial que a tecnologia pode oferecer aos seus negócios.
Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, explorar o potencial da internet talvez seja o melhor caminho para diferenciar da concorrência a sua clínica ou o seu trabalho como fisioterapeuta.
Além da utilização de métodos e tecnologias modernas de tratamento, as clínicas e fisioterapeutas podem utilizar a internet e suas diversas mídias para divulgação dos serviços prestados e, principalmente, para relacionamento com seu público e clientes.
Para ter uma boa presença online e alcançar bons resultados, é necessário possuir uma estratégia para o que podemos chamar de marketing digital, com planejamento de atividades previamente estabelecidos e objetivos claros.
Vejamos então alguns pontos importantes e serviços/ferramentas que podem ser utilizados:
Crie valor para a sua marca
Antes de tudo é necessário que seu negócio tenha uma marca conhecida e respeitada no mercado onde você atua.
A criação da marca deve ser feita por agências ou profissionais especializados em design, que irão criar além da logomarca, um manual completo para sua utilização, considerando a aplicação da marca nas diferentes mídias e locais que pode ser utilizada. É importante seguir esse manual, exibindo sempre sua marca dentro dos padrões estabelecidos.
Além disso, a percepção da marca pelo mercado é uma combinação de muitas interações com o seu negócio, por isso uma fachada bonita visualmente e um ambiente limpo e bem organizado é fundamental para que seu negócio seja bem percebido pelo público.
Também nunca se esqueça que nada é mais forte para uma marca do que clientes e pacientes satisfeitos. Portanto, tenha sempre como objetivo maior a satisfação do cliente/paciente, isso ocorre com um tratamento de qualidade, mas também depende de bom atendimento.
Explorar os diferenciais do seu negócio também é importante para agregar valor à sua marca. Por exemplo, divulgue métodos, tecnologias ou ferramentas que só o seu negócio oferece na sua região. Se você adquiriu algum equipamento que permite um tratamento mais moderno ou utiliza uma técnica inovadora, divulgue isso para que seu público veja como um diferencial do seu negócio.
Destaque também a experiência e formação dos profissionais que compõem a sua equipe, ressaltando os cursos e especializações de cada fisioterapeuta e sua experiência profissional.
Tenha um website ou blog de qualidade
Independente da área que você atua dentro da Fisioterapia, ter um endereço na internet através de um website ou blog é fundamental para o seu negócio. Esse espaço deve ser utilizado para divulgar os serviços prestados pela sua clínica ou consultório, informações de contato e localização.
Além disso, disponibilize em seu site informações sobre os resultados obtidos com seus atendimentos, seja qual for o tipo de serviço que você oferece. Por exemplo, uma clínica de estética pode exibir os resultados de tratamentos realizados mostrando o antes e depois do tratamento, incluindo um depoimento do paciente, ou uma clínica de Fisioterapia clínica pode publicar os resultados gerados com o tratamento de reabilitação em um paciente com traumas físicos decorrentes de algum acidente.
Também é uma excelente estratégia publicar conteúdo técnico sobre as áreas que você atua. Por exemplo para estúdios de pilates, disponibilizar artigos sobre as diferentes formas de práticas de pilates e os benefícios gerados com esse tipo de exercício.
Existem boas opções de serviços na internet onde é possível criar site ou blog de qualidade com baixo ou até nenhum investimento, como o Wix ou plataforma de blog WordPress.
Divulgar bons resultados de atendimentos realizados e conteúdo técnico de qualidade é a melhor forma de gerar credibilidade e confiança em relação ao seu negócio.
Também é fundamental que seu site tenha uma boa apresentação visual e as informações sejam fáceis de ser encontradas. Outro cuidado importante é garantir que a interface seja adequada para navegação em dispositivos móveis, o que é conhecido como “layout responsivo”.
Explore o potencial das redes sociais
É impossível falar em presença online sem falar de redes sociais, principalmente o Facebook. As redes sociais são onde estão a grande maioria dos usuários de internet e onde estes são mais ativos.
O Facebook é a rede com mais usuários no Brasil, por isso se você escolher apenas uma rede social, fique com o Facebook. Crie um página no Facebook e a partir disso utilize esse espaço para divulgar as atividades e serviços da sua empresa e se relacionar com seu público. Através do Messenger, o Facebook oferece uma ótima ferramenta de comunicação, que pode ser utilizada para fornecimento de informações a potenciais clientes e atendimento ao público.
Outra rede social que vem crescendo muito no Brasil é o Instagram, onde o conteúdo é mais visual e focado em imagens e vídeos. Sem dúvida essa deve ser a segunda opção de presença nas redes sociais para a sua clínica ou mesmo para você como profissional de Fisioterapia. Outras opções são ainda o Twitter e o LinkedIn, que podem gerar bons resultados, desde que o conteúdo seja adaptado ao perfil dos usuários e funcionamento de cada rede.
Da mesma forma que para o seu site, publique nas redes sociais informações sobre os serviços que seu negócio oferece, resultados de atendimentos prestados e conteúdo técnico sobre os métodos utilizados.
Como os usuários das redes estão cada vez mais ativos, utilize esse espaço para relacionamento com seu público, responda sempre as questões enviadas via comentários e mensagens e seja claro o objetivo nas respostas.
É importante você entender o poder de propagação que as redes sociais possuem, páginas bem avaliadas e com comentários positivos, irão gerar impacto favorável para o seu negócio e com certeza irão atrair novos clientes.
Tenha um sistema de gestão e relacionamento com clientes e pacientes
O exercício de Fisioterapia, independente da área que você atua, demanda um conjunto de procedimentos que podem tomar boa parte do seu tempo ao longo do dia. Por exemplo em atendimentos clínicos, é necessário registrar todos atendimentos realizados, com avaliação e evolução do paciente. Na maioria dos casos esse tipo de informação ainda é registrada em papel e se torna difícil de ser gerenciada, causando perda de tempo. A base de informações dos pacientes e agenda dos fisioterapeutas é outro problema que pode tomar tempo durante o trabalho.
Com um sistema de gestão de clínicas e atendimentos é possível eliminar a perda de tempo com burocracia e guardar as informações dos seus pacientes e atendimentos de forma organizada e acessível. Para atender essa necessidade o ZenFisio é uma excelente opção de sistema, pois é um serviço totalmente online, permite gerenciar seus pacientes, evoluções, agenda de atendimentos, enviar avisos para os pacientes e muito mais.
Imagine que interessante para um paciente ou cliente receber alertas vis SMS sobre uma consulta agendada e receber por e-mail as informações do último atendimento. Esse tipo de atividade fortalece a credibilidade e satisfação.
Manter o relacionamento com pacientes e clientes após os atendimentos também é importante. Que tal criar grupos segmentados no WhatsApp e enviar periodicamente dicas de exercícios ou de beleza. Ações simples como essa podem fidelizar seus clientes e até mesmo fazer com que estes indiquem o seu negócio para outros interessados.
Faça anúncios online
Fazer anúncios em mídias tradicionais com jornais e rádios é cada vez menos recomendado, além de serem mídias bastante caras, acabam não gerando bons resultados, principalmente porque não é possível segmentar o público que você quer atingir.
Essa é a principal vantagem de fazer anúncios online, já que é possível destinar seu anúncio para públicos o locais específicos. Por exemplo se você tem uma clínica de estética, a ferramenta de anúncios do Facebook permite você direcionar seu anúncio para mulheres de 25 a 50 anos, que residam em sua cidade ou em um raio de 20km. Esse tipo de anúncio é muito mais efetivo, além de demandar muito menos investimento que as mídias tradicionais.
Anúncio do Google através do AdWords também são uma boa opção. Por exemplo, se alguém pesquisar por “clínica de estética em Porto Alegre” ou “estúdio de pilates em Diadema” é possível posicionar seu negócio nos primeiros resultados das buscas para esses termos, levando o potencial cliente para o seu site ou exibindo formas de contato.
Para gerenciar esse tipo de anúncios digitais, recomendamos a busca de agências especializadas em marketing digital, que além de auxiliar na definição do público e abrangência do anúncio, farão a criação do material gráfico a ser utilizado.
Bem, podemos perceber que temos um conjunto grande de atividades para desenvolver uma boa presença na internet para o seu negócio no ramo de Fisioterapia. Além disso, qualquer investimento não gera resultados imediatos, por isso é importante que todas ações façam parte de um planejamento de marketing de médio ou longo prazo, onde os resultados devem sempre ser acompanhados e medidos.
Concluindo, como já colocamos no artigo, nada é mais importante que a satisfação dos clientes e pacientes, esse deve ser sempre o foco maior do seu negócio. Em complemento a isso, boas ações de marketing e gestão vão garantir ótimos resultados e o sucesso do seu negócio!
2 comentários
nov th, 2017 12:09 PM Responder
[…] Para demonstrar a autoridade da clínica e suas capacitações na área em que atua, invista na presença online da sua clínica para engajar os pacientes e levar conteúdo relevante e interessante até […]
jul nd, 2019 4:20 PM Responder
[…] Para demonstrar a autoridade da clínica e suas capacitações na área em que atua, invista na presença online da sua clínica para engajar os pacientes e levar conteúdo relevante e interessante até […]