Dicas de Marketing Digital para Clínicas e Profissionais de Fisioterapia
Empreender na área da saúde é impressionante, além disso, é uma área que possui uma grande e crescente demanda. No entanto, muitos dos profissionais possuem dificuldades na missão de divulgar o seu negócio e captar novos clientes.
Mas, com o avanço da internet e, principalmente, com as redes sociais e ferramentas de comunicação instantânea, junto com as mudanças de hábitos, os pacientes e clientes estão cada vez mais próximos dos profissionais de saúde e Fisioterapeutas.
Apesar dos impactos tecnológicos, podemos observar que muitos negócios no setor da saúde não estão conseguindo acompanhar o ritmo da era digital, e infelizmente estão ficando para trás.
Sabemos que, um profissional da saúde passou diversos anos se dedicando para se qualificar em sua área, e ao empreender, a execução do seu trabalho exige maior tempo do que as demais áreas.
Por isso, o Marketing Digital é um excelente caminho para profissionais e gestores de clínicas e negócios na área de saúde, pois é possível divulgar de forma qualificada os negócios na internet, alcançar seu público de forma efetiva e atrair novos clientes / pacientes com facilidade e baixo investimento.
Apesar dessa estratégia ser ampla, é extremamente importante para profissionais e empresas que desejam crescer.
Se você está empreendendo ou deseja aumentar os resultados da sua clínica, consultório ou estúdio de pilates, não deixe de buscar conhecimento e implementar ações de marketing digital no seu negócio.
O que é Marketing Digital?
Em poucas palavras, o Marketing Digital é o conjunto de estratégias e ações em canais de comunicação digital, tendo como objetivo divulgar o negócio na Internet e atrair novos clientes, por meio da autoridade e visibilidade da marca e comunicação com seu público.
Atualmente, o Marketing Digital tem sido um dos principais métodos de atração e conversão. Não é à toa que diversas marcas estão trocando o Marketing Tradicional pelo Digital. Essa mudança ocorre principalmente, pelo grande alcance das redes sociais, facilidade de utilização como ferramenta de marketing e investimento reduzido.
Presença e visibilidade nos canais digitais
Imagine que seus concorrentes, sejam eles profissionais ou clínicas, possuam um site, um blog e uma página no Facebook com conteúdo sempre atualizado. Enquanto você só está em uma página no Facebook.
Quem você acredita que terá mais visibilidade ou terá mais alcance na rede?
Independente do número de seguidores em redes sociais como Instagram e Facebook, um website com bom conteúdo continua sendo a forma mais assertiva e eficiente. Pois, quando uma pessoa possui um problema, dúvida ou necessidade, a tendência é que ela pesquise na internet e acabe acessando os sites listados nos resultados da busca, ao invés de procurar alguma empresa ou clínica nas redes sociais.
Por isso, ter um bom site é fundamental para o bom funcionamento da sua estratégia de marketing na Internet. Por mais que você tenha um grande número de interação e seguidores nas redes sociais, o potencial de atração e conversão do site ainda é maior.
Por exemplo, toda vez que uma pessoa pesquisar por “tratamento de joelho”, “osteopatia” ou “stúdio de pilates” para a sua cidade, ou então “quanto custa um implante dentário” ou “clareamento dental”, o Google retornará como resposta sites que possuam os conteúdos mais relevantes relacionados aos termos de busca, considerando também outros fatores como geolocalização e perfil do usuário.
Porém, os resultados não são de forma aleatória, no marketing digital com ênfase em marketing de conteúdo, é possível alcançar as primeiras posições nos resultados de busca para termos relacionados aos serviços que você oferece, para a sua região de atuação. Esse posicionamento nos resultados das buscas pode acontecer de duas formas, orgânica ou paga.
O ideal é conseguir um bom posicionamento nos resultado de forma orgânica, mas para isso, demanda tempo e a aplicação de diversas estratégias. Além disso, os resultados virão a longo prazo, ou seja, é uma construção que com o passar do tempo consegue trazer muito resultado para o negócio.
Vejamos então algumas ações que podem ser colocadas em prática no desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital.
Conheça e entenda o seu público
O primeiro passo para a criação de qualquer estratégia de Marketing Digital, é entender quem é o seu público alvo, seus desejos, comportamentos e necessidades.
As principais informações que você precisa mapear, são:
- Idade
- Gênero
- Formação educacional
- Poder aquisitivo
- Classe social
- Localização
- Hábitos de consumo
Após conseguir colher todas essas informações, você pode começar a desenhar o seu perfil de cliente ideal, ou persona. Se você nunca ouviu essa palavra, não se preocupe, vou explicar agora.
Persona consiste na definição de um perfil baseado nas características que todos os seus clientes possuem em comum. Ele serve para conduzir a sua estratégia de comunicação e relacionamento, ou seja, todas as ações devem ser criadas para atingi-lo.
Por exemplo, se você oferece na sua clínica procedimentos voltados para pessoas idosas, pode ser melhor adotar uma comunicação mais formal e detalhista, em relação a uma comunicação mais “descolada”, que pode ser uma boa opção para um público jovem.
É uma tática bem assertiva e que permita um diálogo melhor entre a empresa e o cliente.
Criação e divulgação da marca
Definido a sua persona, agora podemos colocar a mão na massa. A criação de uma marca é essencial para que você como profissional e o seu negócio se torne conhecido e seja lembrado pelos (potenciais) clientes.
Áreas da saúde como a Fisioterapia, possuem características bem específicas e diferentes de outras áreas, porém, ela precisa de visibilidade tanto quanto as demais áreas.
Por isso, a criação de uma marca própria torna-se tão importante. Ela poderá ser um diferencial no momento de memorização.
Para esse processo, você pode utilizar elementos visuais e uma nomenclatura forte, que seja capaz de transmitir confiança e credibilidade. O ideal é buscar um profissional ou agência especializada, que irão fazer todo planejamento da marca e criação da identidade visual do seu negócio.
Depois de criada a sua marca, é importante fazer uma boa divulgação. Que vai desde a fachada do seu negócio até utilizar os variados canais de divulgação, tanto em mídias tradicionais como mídias digitais.
Tenha um website de qualidade
Como já falamos anteriormente, um ponto-chave para o marketing digital é a criação de um site com todas informações sobre o seu negócio, como descrição detalhada dos serviços prestados, equipe de profissionais, formas de contato, horários de atendimento e localização.
Em conjunto com o site, á bastante recomendado a publicação de conteúdo técnico relacionado aos serviços oferecidos, como artigos, vídeos e dicas, que podem ser disponibilizados junto ao website ou a partir de um blog.
Esse conteúdo irá gerar autoridade para os buscadores e credibilidade aos usuários que acessam o site ou blog.
É importante considerar e utilizar o website como uma ferramenta para o seu negócio, na divulgação dos seus serviços e relacionamento com seu público e com clientes.
Para ter bons resultados, é fundamental que o website tenha uma boa apresentação, possa ser acessado em dispositivos móveis e tenha o conteúdo sempre atualizado.
Em relação ao conteúdo técnico, podem ser publicados artigos, vídeos, podcast, entre vários outros formatos, com dicas, conceitos e curiosidades. Por exemplo, em uma clínica de Fisioterapia, podem ser publicadas dicas de alongamento, exercícios físicos, ou dicas de cuidados de beleza, no caso de clínicas de estética. Ou então para um consultório odontológico, criar artigos sobre extração de dente ou sobre tratamento de canal. O importante é disponibilizar conteúdo de qualidade, relacionados aos serviços que você oferece e às necessidades dos seus clientes.
Além disso, você pode utilizar os diferentes canais de comunicação da Internet, para levar esse conteúdo diretamente para o seu público, como as redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, enviar campanhas de e-mail para clientes, enviar mensagens por WhatsApp, Telegram, Messenger, entre tantas outras formas de comunicação disponíveis.
Lembre-se que ao ter acesso a esse conteúdo, seus clientes e potenciais clientes irão atribuir a você como profissional e ao seu negócio, maior autoridade na área e credibilidade.
Uma excelente alternativa para clínicas e profissionais da área de Fisioterapia é criar um website junto a Plataforma BuscaFisio. A partir do site, que é integrado ao Sistema ZenFisio, você pode facilmente divulgar o seu negócio, ser encontrado a partir de buscas na Internet e no BuscaFisio, e, até mesmo, receber agendamentos online feitos pelos seus próprios clientes.
Explore o potencial das Redes Sociais
No Brasil, aproximadamente 90% das pessoas estão presentes em ao menos uma rede social. Sendo que, destas, 80% acessam seu perfil pelo menos uma vez por semana.
Esses números mostram o quanto as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, estão presentes no dia a dia das pessoas.
E claro, você precisa explorar o potencial das redes para o seu negócio.
Não é difícil conseguir bons resultados a partir do Facebook, Instagram e Twitter. Primeiro, além do que, não é necessário pagar ou investir muito para isso.
Você pode escolher uma ou mais entre as principais redes sociais para utilizar. Então, crie um perfil corporativo, publique informações completas do seu negócio e disponibilize conteúdo frequentemente, direcionado para as necessidades e perfil dos seus clientes.
Não há fórmula mágica para ter sucesso nas redes sociais, o mais importante é publicar conteúdo de qualidade e relevante, além de poder fazer promoções e campanhas complementares para aumentar o seu alcance.
Outra solução do Sistema ZenFisio que pode lhe auxiliar, é o serviço de banco de imagens, com centenas de arquivos disponíveis para download, com imagens pré-formatadas para publicação nas redes sociais. O banco de imagens está disponível junto o Módulo ZenFisio Marketing.
Mantenha-se atualizado!
Assim como qualquer outra área, as clínicas e profissionais de Fisioterapia, clínicas de estética e estúdios de pilates, também possuem a necessidade de investir em Marketing Digital e manter-se atualizado em relação a técnicas de gestão, atendimento e comunicação para o negócio.
O mundo atual é cada vez mais dinâmico e surgem novidades praticamente todos os dias. E saber explorar o potencial da tecnologia e da internet tem sido um diferencial em praticamente todos os negócios de sucesso. Então não seja diferente, esteja a frente dos seus concorrentes.
Também é normal encontrar certas dificuldades, por isso, busque auxílio de profissionais especializados e, principalmente, de soluções de sistemas especializados que possam facilitar seu trabalho e contribuir na organização e resultados do seu negócio.
Então, para concluir e resumindo:
- Não deixe de investir em marketing digital
- Tenha um website completo
- Crie e publique conteúdo de qualidade no seu website
- Utilize as redes sociais para divulgar o seu negócio e se relacionas com clientes
- Utilize ferramentas especializadas de apoio
- Busque o auxílio de profissionais especializados
Na área da saúde, cada profissão deve seguir um código de ética e não é diferente para os fisioterapeutas. É importante que a comunicação seja realizada conforme as normas do COFFITO, estas reforçam as questões éticas da profissão através do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia (Resolução nº 424).
Se você já realiza o marketing digital ou tem dúvidas sobre o tema, compartilhe conosco nos comentários!
6 comentários
nov th, 2020 7:11 PM Responder
Ótimo conteúdo! O marketing digital é para todos, se bem trabalhado e direcionado tem tudo para dar certo, independentemente do mercado em que a empresa atua.
ago th, 2021 1:54 PM Responder
[…] Dicas de Marketing Digital para Clínicas e Profissionais de Fisioterapia […]
dez th, 2021 11:18 AM Responder
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fev th, 2022 3:01 PM Responder
[…] Com uma divulgação dos serviços e publicidade qualificada, é possível criar a sensação de necessidade e desejo dos seus serviços na mentalidade dos clientes/pacientes. Então, ao visualizar e lembrar da sua clínica, o paciente pode lembrar dos pagamentos a serem realizados ou pendentes. […]
ago th, 2022 9:22 AM Responder
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out th, 2022 1:10 PM Responder
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