Como começar 2025 mais organizado: estratégias para clínicas e profissionais de fisioterapia
Para muitas pessoas, este é um período de pausa e descanso. Mas você, fisioterapeuta e empreendedor, sabe como aproveitar esse momento para começar 2025 com tudo organizado e preparado para que seu ano seja um sucesso?
Trouxemos algumas dicas sobre como você pode começar a organizar seu negócio e otimizar seus resultados, mesmo em períodos de baixa. Ficou curioso para saber quais são? Então, vamos lá!
Identifique os desafios
O primeiro passo é identificar quais são os desafios que sua clínica pode enfrentar neste período.
- Festas de fim de ano e recesso: Atendimentos não urgentes costumam ser adiados para depois das festas pelos pacientes, e o mesmo ocorre durante as férias.
- Férias da equipe: Pode ser desafiador manter o ritmo das atividades com alguns colaboradores em férias. Portanto, é essencial um planejamento adequado nas escalas e nos agendamentos.
- Financeiro: Com a queda nos atendimentos equilibrar as contas pode exigir um planejamento financeiro um pouco mais complexo.
Como está sua clínica neste início de ano?
Iniciar o ano com a agenda cheia, financeiro em dia e o planejamento organizado seria ideal, não é mesmo?
Mas, sabemos que o período de férias e recesso geralmente traz uma baixa nos atendimentos. Porém, isso não precisa ser um problema, mesmo que impacte financeiramente seu negócio nos primeiros meses do ano.
Planejar não é uma tarefa fácil e às vezes pode ser difícil saber por onde começar. E por isso, esse período, quando a demanda costuma ser menor, pode ser uma boa oportunidade para planejar e definir as metas do seu negócio.
Um período mais calmo é ideal para reflexões e planejamento.
Planejamento de metas
Ao definir metas para seu negócio e sua trajetória profissional, é importante ser realista com os prazos e com o seu contexto atual.
Defina objetivos claros! Quais serão eles?
- Crescimento da clínica em 2025?
- Aprimoramento dos serviços?
- Expansão da carteira de clientes?
- Aumento do faturamento em x%?
Ao estabelecer seus objetivos, é necessário definir prazos. Você pode dividir suas metas em curto, médio e longo prazo. Assim, é possível visualizar de forma mais clara quais são as prioridades e o que precisa ser feito para atingi-las.
Separamos alguns exemplos para você colocar em prática na sua clínica:
Curto prazo
São as metas de curto prazo devem ter resultados imediatos, dentro de um período de 1 a 3 meses. Por isso, é importante que você escolha atividades que realmente podem ser desenvolvidas nesse prazo.
Por exemplo:
- Atualizar o cadastro do seus pacientes;
- Organizar a agenda de atendimentos;
- Criar ou atualizar formulários de avaliação, de acordo com os procedimentos e tipos de atendimento;
- Definir metas para o 1º trimestre.
Médio prazo
As metas de médio prazo são as metas que exigem um pouco mais de tempo, geralmente de 4 a 9 meses. É importante levar em consideração sua realidade e disponibilidade para colocar em prática tudo o que for necessário para que a meta realmente seja alcançada!
Aqui estão alguns exemplos de objetivos para médio prazo:
- Implementar um programa de fidelização para seus pacientes;
- Capacitações para você e sua equipe;
- Pequenas reformas e melhorias em sua clínica.
Longo prazo
Essas são as metas que têm o maior prazo para serem desenvolvidas: de 10 a 12 meses (ou mais). O tempo pode variar de acordo com o objetivo definido e a complexidade envolvida.
Embora sejam trabalhosas, essas metas trazem melhorias visíveis para o seu negócio, nos processos, estrutura e até mesmo nos serviços prestados.
- Um novo espaço físico para sua clínica;
- Investir em um novo equipamento;
- Incluir mais serviços em seu portfólio.
Oportunidades
Para começar 2025 com tudo organizado, além de planejar o que deseja para o novo ano, é um bom momento para visualizar oportunidades de melhorias e modernização!
Para isso, reflita: Como você organiza seus atendimentos no dia a dia? E para o registro de atendimentos dos seus pacientes, você ainda utiliza papel?
Pare para pensar em quanto tempo gasta com tarefas administrativas, agendamento de consultas, preenchimento de prontuários, controle das finanças… Essas atividades são essenciais, mas podem prejudicar sua produtividade quando realizadas de forma manual.
Neste contexto, a necessidade de implementação de um sistema de gestão se torna ainda mais evidente. Com um sistema como o ZenFisio, você tem mais facilidade em sua rotina e pode centralizar a gestão do negócio.
Conte com os recursos do ZenFisio:
- Agenda online e personalizada;
- Lembretes de atendimentos;
- Registro de avaliação e evolução em prontuário eletrônico;
- Gerenciador financeiro;
- Gráficos e relatórios que facilitam a visualização do seu negócio;
- FiqueZen, o app para seus pacientes;
- ZenFisio Marketing;
- E muito mais!
Com um bom sistema de gestão, você passa a não depender de papeladas para organizar seus atendimentos e ainda reduz o tempo gasto em tarefas burocráticas, aumentando a eficiência e a produtividade.
Você pode testar o Sistema ZenFisio para conhecer os recursos e avaliar os benefícios. O teste é gratuito e permanece disponível por 14 dias.
Dedique um tempo da sua agenda para estudar
Reserve um tempo em sua agenda para investir em sua formação profissional. Embora você já saiba que a busca constante por qualificação é essencial tanto para sua carreira quanto para o seu negócio, é sempre bom lembrar: continue estudando!
Participe de cursos, palestras, workshops e eventos voltados para profissionais de fisioterapia. Explore também opções de cursos online para aprofundar seu conhecimento.
É fundamental que você se mantenha atualizado sobre as normas regulatórias da fisioterapia, as orientações do COFFITO e do CREFITO da sua região, bem como sobre as legislações gerais da área da saúde. As regulamentações podem sofrer alterações significativas ao longo do ano e na transição entre um ano e outro, impactando diretamente a sua prática profissional.
Além disso, como empreendedor, amplie seu conhecimento em áreas como empreendedorismo, finanças e marketing, que são fundamentais para o sucesso do seu negócio!
Invista no marketing da sua clínica
Assim como a qualificação profissional, a divulgação do seu negócio também merece seu tempo, investimento e deve ser entendida como uma prioridade.
Ao utilizar o marketing ao seu favor, você pode melhorar o relacionamento com clientes e ainda atrair novos pacientes.
Caso tenha dificuldades com esta área, é possível realizar ações simples que irão auxiliar você a avançar e conquistar ótimos resultados.
O que você pode fazer?
- Peça depoimentos: A opinião dos seus clientes é a melhor propaganda.
- Mostre seus diferenciais: O que te torna único? Destaque seus pontos fortes.
- Crie conteúdos de valor: Eduque seu público e posicione-se como autoridade na sua área de atuação.
- Crie campanhas estratégicas: Crie campanhas sazonais e atraia novos pacientes. Por exemplo, é possível incentivar a realização de check-ups de início de ano.
E para isso sair do papel, aqui vai uma dica extra: monte um cronograma com datas importantes e comemorativas para explorar em suas redes sociais e campanhas, como o dia do fisioterapeuta, a semana da saúde, dia do desafio, etc.
Planeje suas ações com antecedência e acompanhe os resultados. Ajuste sua estratégia conforme necessário para alcançar seus objetivos.
E aí, preparado para colocar as dicas em prática?
Começar o ano com tudo organizado exige dedicação e planejamento. E agora, é o momento ideal para você colocar todas as dicas em prática.
Portanto, embora o período de baixa nos atendimentos possa ser desafiador, pode também se transformar em uma oportunidade para o seu negócio, se você souber aproveitá-lo.
Em 2025 conte com o ZenFisio para trilhar sua jornada rumo ao sucesso!