Como a Fisioterapia pode auxiliar na melhora da depressão
A depressão é conhecida como uma doença na maioria das vezes silenciosa, mas que pode trazer muitos problemas para quem enfrenta a doença, podendo levar até mesmo a morte. Com o desenvolvimento de estudos e pesquisas em conjunto com o crescimento da área farmacêutica e dos inúmeros médicos e especialistas que atuam com a depressão, atualmente existe uma grande gama de tratamentos disponíveis para enfrentar esse problema.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), O Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina e uma média que supera os índices mundiais. Os últimos dados publicados apontam que 322 milhões de pessoas pelo mundo sofrem de depressão, 18% a mais do que há dez anos. O número representa 4,4% da população do planeta.
Tendo em vista que são inúmeros os tratamentos que auxiliam para a cura ou diminuição dos sintomas causados por essa doença, um deles é por meio da Fisioterapia.
Fisioterapia e a depressão
Muitas pessoas pensam que não existe a possibilidade de tratar uma doença como a depressão sem a utilização de remédios, porém muitos remédios são medicamentos invasivos e que acabam prejudicando e causando dependência. Claro, existem casos onde somente é possível o tratamento por meio de medicamentos, porém em muitas situações a Fisioterapia pode sim ser útil no combate à depressão, de forma menos invasiva e auxiliando ainda em todos os âmbitos da vida do paciente, desde a sua auto confiança, até na parte física e estética através de exercícios e práticas fisioterapêuticas.
Confira alguns benefícios da Fisioterapia para a depressão:
Relaxa a mente
A Fisioterapia auxilia e muito para um relaxamento mental e diminuição do estresse e sentimentos negativos, que normalmente chegam junto com a depressão. As massagens podem ser grandes aliadas nesse sentido, pois elas oferecem relaxamento dos músculos e, consequentemente, previnem dores. Através de massagens é possível drenar o ácido lático presente nos músculos depois da prática do exercício, por exemplo, deixando o corpo mais relaxado e livre de dores musculares.
A realização de alongamento também é importante, pois muitas vezes as dores são provenientes do estresse acumulado no corpo e quando existe a prática diária do alongamento, isso melhora muito, oferecendo uma sensação de bem-estar da mente.
Diminuição da dor e insônia
Aproximadamente 70% das pessoas que possuem depressão e visitam um médico ou fisioterapeuta alegam que possuem dores fortes no corpo e principalmente, que não conseguem dormir à noite, e que a insônia acompanha a pessoa há muito tempo. Para fazer um diagnóstico correto da insônia existe um exame chamado polissonografia, no qual o médico monitora o paciente enquanto ele dorme.
O tratamento para insônia pode ser feito por meio de medicamentos que não podem ser tomados sem prescrição médica. Porém, na Fisioterapia uma das técnicas que ajuda no tratamento é a Acupuntura. Em casos de insônia, ela deve ser trabalhada de acordo com cada pessoa até que se estabeleça um padrão de sono adequado. Para que o procedimento seja aplicado é importante diferenciar as causas em cada pessoa, por isso, procure um médico antes de buscar o tratamento por esse método.
Combate ao sentimento de solidão
Quando alguém está depressivo ou depressiva, a primeira coisa que pensa e acaba busca é no isolamento, achando que dessa forma conseguirá manter os seus problemas somente para si e não prejudicar outras pessoas. O problema é que quando uma pessoa é diagnosticada com depressão, ficar sozinha não é uma boa opção, pois o isolamento irá tornar a pessoa menos ativa e distante das práticas que combatem a depressão.
Nesse sentido, manter uma rotina de exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta, ou até mesmo ir até uma Clínica de Fisioterapia irá ajudar muito, pelo fato de primeiramente sair da zona de conforto e também criar a convivência com outras pessoas, onde é possível conversar sobre diversos assuntos e além do mais, estará movimentando o corpo e com menos tempo de pensar de forma negativa.
Estabilidade do peso
Outro problema enfrentado por quem possui depressão é a oscilação, perda ou ganho excessivo de peso em um curto período de tempo. Em casos de ganho de peso, o que acontece é que a pessoa possui diversos problemas e não encontra solução, portanto a ansiedade que é proveniente da depressão acaba sendo “descontada” na alimentação, que muda radicalmente e passa a integrar alimentos que na maioria das vezes não fazem bem à saúde, e isso causa o aumento do peso.
Em casos de oscilações e perda de peso é a mesma situação, pois o psicológico fica abalado e a pessoa ou em uma semana come demais e na outra não come nada, ou como ela sente-se triste acaba por não se alimentar, pois acredita não precisar de nutrientes ou até mesmo por não sentir vontade alguma de fazer as refeições.
Ambos os casos devem ser tratados com médicos especialistas e nutricionistas, porém a Fisioterapia auxilia no sentido de promover o movimento corporal, massagens, pilates e outras áreas que melhoram principalmente em situações de ganho de peso ou oscilações.
No caso de perda de peso o ideal é procurar um profissional de nutrição, psicólogo ou médico psiquiatra, pois é uma situação mais delicada pelo simples fato que a pessoa que perde peso demais pode acabar adoecendo, pela falta de nutrientes necessários para o funcionamento saudável do organismo.
Sensação de liberdade e confiança
Quando a pessoa encontra-se depressiva parece muitas vezes estar presa dentro do próprio corpo e isso prejudica o combate da depressão. Com todas as técnicas de Fisioterapia disponíveis é possível sentir-se mais disposta ou disposto e com isso a liberdade e confiança de poder você mesmo realizar atividades com o próprio corpo acaba por ajudar e muito na cura dessa doença tão difícil e que pode marcar de forma negativa a vida de alguém.
Percebeu como a Fisioterapia pode ajudar a combater a depressão? É uma área que trabalha muito com o corpo, mas sabemos que o que comanda o corpo é a mente, por isso muitas técnicas podem melhorar a vida do paciente.
Porém, é importante saber que não deve ser deixada de lado a consulta e acompanhamento com um profissional especializado em tratar a depressão, pois como citado, a Fisioterapia auxilia na melhora, porém um médico especializado deve ser consultado antes mesmo de procurar um fisioterapeuta, só assim o tratamento será feito de forma correta e a cura será alcançada.
Se você gostou desse artigo ou passou por alguma situação onde exercícios e práticas de fisioterapia auxiliaram no combate a depressão, compartilhe sua experiência nos comentários!
7 comentários
jan nd, 2018 9:03 PM Responder
Interessante.
jun th, 2019 9:58 AM Responder
Ótimo Conteúdo
nov nd, 2019 5:32 PM Responder
Nossa! Estou exatamente em busca de uma solução para a Depressão e Ansiedade sem uso de Medicamentos. Excelente Matéria! Obrigado.
ago th, 2020 5:25 PM Responder
Excelente Matéria , muitas informações úteis e essenciais , para o que já é considerado o Mal do Século 21.
ago th, 2020 11:03 AM Responder
a depressão é um grande inibidor da nossa libido pelo qual caso não dessemos total atenção pode ser refletidas em maiores complicações futuras a saúde é primordial seja ela física quanto psicológica.
ago th, 2020 9:31 AM Responder
parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida hoje tenho muito mais tempo para ler livros que eu realmente gosto. Hoje vivo muito mais feliz e sou uma pessoa muito mais completa, é muito bom largar um vício e ver que nossa vida é muito mais do que isso.
jul th, 2023 9:35 PM Responder
“Uau, que postagem incrível! Fiquei impressionado com a profundidade do conteúdo apresentado aqui. É evidente o esforço e conhecimento que você investiu nessa publicação. Parabéns por compartilhar informações tão valiosas e de forma tão clara e cativante. Certamente, este é um dos melhores posts que já vi sobre esse assunto. Continue assim, inspirando e enriquecendo nossas vidas com conteúdos tão enriquecedores como este. Obrigado por compartilhar seu talento conosco!”