Microfisioterapia: a área da fisioterapia que ajuda a combater o estresse
Hoje o estresse está presente na vida de grande parte das pessoas, algumas pela demanda de trabalho crescente, outras pela pressão dos estudos e da sociedade, mas praticamente nenhum ser humano pode dizer que nunca ficou estressado e sentiu-se mal psicologicamente e também fisicamente por isso.
Combater o estresse não é uma tarefa fácil, exige empenho, força de vontade e muita paciência para entender cada parte do corpo e da mente e assim evitar ações ou situações que possam estar desencadeando desconfortos e irritabilidades ligadas ao estresse.
Para lhe auxiliar a melhorar a sua saúde mental e física e combater o estresse, a fisioterapia criou algumas técnicas específicas e uma delas é a Microfisioterapia, que consiste em uma técnica para identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto cura.
O que é Microfisioterapia?
A Microfisioterapia é uma técnica manual que utiliza-se de análises embrionárias e de evolução humana. A partir dessa análise são feitas micropalpitações na pele do paciente para estimular a auto cura. Essa auto cura acontece desde algum desajuste físico, alguma coisa tóxica na vida do paciente, como também traumas emocionais, evitando assim a degradação dos tecidos e estimulando funções importantes.
É preciso ter em mente que a Microfisioterapia não funciona logo na primeira sessão. Portanto, você não vai conseguir se livrar do estresse apenas indo uma vez ao fisioterapeuta, até porque não foi somente em um dia que você acumulou o seu corpo e mente com hábitos ruins e estressantes, não é mesmo?!
Geralmente conforme as sessões vão acontecendo, o paciente consegue perceber que as sensações ruins de irritabilidade que vinham acompanhando ele diariamente começam a desaparecer, mas para sumir completamente o importante é continuar o tratamento, que com empenho e paciência terá os resultados satisfatórios.
Qual é a relação entre a Microfisioterapia e o estresse?
O estresse é caracterizado como um conjunto de reações desenvolvidas pelo organismo quando ele é submetido a uma situação que exige um esforço grande de adaptação do ser humano. Emoções e pensamentos negativos, medo, ansiedade provocam mudanças fisiológicas complexas.
A causa de tais patologias não está nos acontecimentos externos, como do ambiente, mas sim na “importância” que eles têm para a pessoa. O estresse resulta da maneira como as pessoas encaram os fatos diários em sua vida, e não nos acontecimentos.
Quando o estresse não é liberado de alguma maneira, nosso organismo vai acumulando tensões, torna-se cada vez mais contraído, encurtado, perde a elasticidade e flexibilidade e todo o sistema energético fica bloqueado. Os fluxos de energia que percorrem nosso corpo formam um circuito elétrico.
Estes chamados de meridianos correspondem a órgãos, vísceras e emoções. Ao “somatizar”, “descarregamos” nossas emoções no fluxo energético correspondente, bloqueando-o, tencionando o tecido conjuntivo (nossa pele mais profunda), que se torna rígido e perde a elasticidade.
Um tecido rígido por sua vez, passa a “apertar” tudo que está em baixo dele (nervos, órgãos, vísceras, artérias, veias) que precisam de espaço para trabalhar bem. Quando tudo funciona em harmonia (corpo e mente, razão e emoção), o resultado é a saúde e a inteligência natural e motivadora da vida.
Em geral as pessoas não se dão conta de que o estresse pode estar se instalando. Isso porque raramente estão antenadas nas suas emoções e sintomas, não se percebem como um todo, o que é fundamental para uma boa qualidade de vida.
Como a Microfisioterapia pode ajudar um paciente?
Através da Microfisioterapia, é possível restabelecer o equilíbrio do organismo, restaurando a vitalidade dos tecidos do corpo que foram afetados por algum trauma, seja uma torção, uma infecção por vírus, toxicidade, choque ou trauma emocional recente e congênito (estes traumas podem estar desencadeando o estresse e outras patologias).
Isso porque todos os tecidos do corpo, do epitelial (pele) ao nervoso, guardam a memória dos traumas físicos, químicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida. A partir dessas inscrições no corpo, podemos reencontrar e definir quais foram os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganizar um tecido ou um órgão provocando o desenvolvimento de doenças.
Microfisioterapia x Fisioterapia
A Microfisioterapia é uma área técnica dentro da Fisioterapia e como trabalha para restabelecer o equilíbrio do organismo e a vitalidade do corpo, deve ser desempenhada por um fisioterapeuta. Aliás, é de grande importância que somente um profissional da Fisioterapia realize esse tipo de procedimento, pois esse profissional possui conhecimentos importantes para a realização do tratamento corretamente, visando dessa forma levar resultados satisfatórios aos pacientes.
Porém, com o mesmo objetivo da Fisioterapia, esse técnica tem como ponto principal corrigir traumas, porém, essa correção afeta desde os traumas físicos, como também a Microfisioterapia trata principalmente traumas que são causados por problemas psicológicos, que agem de forma negativa, agredindo o corpo do paciente.
Você já tá fez tratamento com Microfisioterapia ou é fisioterapeuta e utiliza esse método? Compartilhe sua experiência e resultados nos comentários!